Daniella Ribeiro comemora o Dia Nacional do Forró

Foto: Ascom

A senadora Daniella Ribeiro participou na tarde desta segunda-feira (13) da comemoração do Dia Nacional do Forró, no Palácio do Planalto. O evento foi uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido como O Rei do Baião, que completaria 109 anos, nesta data.

“O forró representa a cultura do Nordeste e bate forte no coração da Paraíba. Estou aqui representando a nossa gente que faz com esse ritmo a alegria do nosso país”, disse a senadora.

O forró foi declarado, na última quinta-feira (09) patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural considerou o gênero musical como “supergênero” porque agrupa vários ritmos como o xote, xaxado, baião, arrasta-pé, chamego, miudinho e a quadrilha.

Ao fazer o reconhecimento, o Iphan lembrou ainda que nos anos 90 houve a incorporação de novos instrumentos, bailarinas e elementos de outros ritmos que deram origem ao forró eletrônico, também chamado de forró estilizado. Durante a cerimônia, o ministro do Turismo, Gilson Machado, apresentou cada um dos ritmos do forró que tomou conta da cerimônia.

“O reconhecimento da riqueza cultural do forró é uma vitória de todos os músicos e compositores nordestinos que apresentaram esse ritmo para todo o nosso país”, disse a senadora.

*Com Assessoria