Delator entrega áudio onde acerta propina com ex-governador da PB

Foto: Reprodução/MP

O empresário Daniel Gomes, durante o processo de colaboração premiada com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), entregou gravações que mostram acertos de propina entre ele e o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB).

Aos investigadores, ele disse pagava 10% do valor em propina a Ricardo oriunda de contratos que tinha com o governo na área da Saúde por meio de duas organizações sociais.

Em vídeos exibidos neste domingo (22) pelo programa Fantástico, da Rede Globo, o delator afirma que os repasses foram negociados com Ricardo Coutinho desde 2010 e que o esquema ilegal continuou com o atual governador João Azevêdo (sem partido).

O empresário disse ter pago com dinheiro de corrupção as despesas de Ricardo Coutinho em São Paulo, no show do Roger Waters em 2018, e no Rio de Janeiro, no desfile das escolas de samba de 2012.

Durante todo o período em que esteve envolvido no esquema, Daniel Gomes carregava um gravador escondido. O empresário começou a gravar o então governador em 2010 e seguiu registrando tudo até o final de 2018.

A Polícia Federal e o Ministério Público tiveram que analisar mais de mil horas de reuniões e pedidos de propina.