Detran explica os detalhes sobre a anistia de dívidas com emplacamento na PB

Foto: Blog do Max Silva

O diretor da 1ª Ciretran, sediada em Campina Grande, Vanderlei Medeiros, fez uma explanação na Rádio Panorâmica FM, sobre as regras do projeto do Governo do Estado que concede perdão de dívidas com emplacamento de motos na Paraíba.

Vanderlei explicou que a medida ainda não está valendo e que o Detran-PB ainda vai estabelecer como será o procedimento operacional para os proprietários terem acesso ao benefício.

“Acredito que deve ter um agendamento específico para que a gente possa reservar um espaço para os proprietários de veículos que se enquadrarem nesse benefício”, disse.

Para ter direito a anistia dos últimos cinco anos nas taxas de Bombeiros, Emplacamento e IPVA atrasados, o proprietário precisará pagar apenas o emplacamento de 2021. No entanto multas de trânsito não serão anistiadas.

“O projeto abrange o IPVA, as taxas de licenciamento, bombeiros e para os veículos que estão apreendidos, as diárias relativas à estadia do veículo no pátio do Detran e multas por atraso e juros referentes as essas taxas. As multas por infração de trânsito não estão sendo contempladas”, avisou.

O diretor alertou que só terá direito ao perdão das dívidas quem pagar o emplacamento de 2021. “Se eles parcelarem 2021 e atrasar uma parcela, já vai perder o direito e vai ser restabelecida a dívida destes anos anteriores”.

Segundo Vanderlei, se uma pessoa possui duas motos registradas no nome dela e ambas estão com emplacamento atrasado, somente uma poderá receber a anistia.