Dia D de vacinação contra a influenza registra mais de 146 mil doses aplicadas na PB

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Dia D da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que incluiu também a multivacinação e covid-19 (monovalente e bivalente), registrou um total de 146.084 mil doses aplicadas em todo o estado.

A campanha contra a influenza (gripe) foi o chamamento principal que levou as pessoas a procurarem uma das mais de mil salas de vacina, neste sábado (15), isso corresponde a uma meta de mais de 1,5 milhão de pessoas, ou seja 90% do público-alvo, aqui no estado, que este ano precisavam ser vacinadas contra a influenza, por serem do grupo prioritário.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ressalta a importância da eficácia da vacina contra a gripe, pois ela é atualizada a cada ano com as cepas mais circulantes no Brasil e no mundo – por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente. A vacina contra a gripe protege contra as principais cepas do vírus e é fundamental para prevenir a doença, principalmente nesse período do ano.

A ação de vacinação, promovida pela SES, registrou 15.842 doses de vacinas de rotina aplicadas. O dia D tem o objetivo de ampliar a oferta da vacina contra a gripe, atualizar o esquema vacinal das outras vacinas de rotina e covid-19, bem como melhorar as coberturas vacinais, pois possibilita a atualização da caderneta de vacinação em todo o estado, já que são ofertadas todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A mobilização para a adesão da população ao Dia D de vacinação é para que as pessoas, que não podem comparecer nas salas de vacinação durante a semana, possam ir na unidade de saúde para terem acesso a todas as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e possam se previnam contra doenças.

Maria Eunice Gomes da Silva, de 85 anos, moradora do bairro de Paratibe, faz parte do grupo prioritário que está incluído no critério de idade e tem o direito de receber a dose de vacina bivalente contra covid-19 e da influenza. “Eu tenho vários problemas de saúde por conta da idade, por isso vim logo cedo procurar tomar as minhas vacinas. Agora estou tranquila porque sei que estou protegida”, afirmou.

Francisco Ferreira Gomes Filho, de 58 anos, que é uma pessoa com deficiência, foi à Unidade Integrada de Saúde Rosa de Fátima, em Paratibe, para ser imunizado contra a gripe e também tomou a vacina bivalente contra a covid-19. Ele lembrou que é importante confiar na ciência e que se vacinar mantém a vida livre de doenças. “Eu acredito na ciência e eu busco fortalecer o meu ciclo vital, afinal vacinas salvam vidas!”, falou.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explicou a importância de manter a caderneta de vacinação em dia.

“Hoje mais um Dia D de multivacinação em todo o estado, há uma grande adesão de todos os municípios. São vacinas que protegem contra os vírus nas formas mais recentes, todos os grupos prioritários puderam comparecem e tomar sua vacina contra a influenza e a bivalente para a covid-19, bem como todas as vacinas do PNI. Atualizar e reforçar a proteção são medidas importantes para que a Paraíba siga protegida contra todas as doenças preveníveis, garantido assim maior tranquilidade”, observou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a ação nos 826 mil pontos de vacinação no Dia D, distribuídos nos 221 municípios do estado, visa ampliar o acesso à vacinação para que a população possa se prevenir contra doenças como a gripe, bem como a covid-19.

“As pessoas também têm a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas de rotina e, com isso, podemos melhorar as coberturas vacinais em todo o estado. Hoje estamos no Dia D disponibilizando a vacina da gripe à população, mas a campanha contra a influenza vai até o dia 31 de maio”, pontuou.