Diego discute com ministro investimento de R$ 1 bilhão para levar 5G às escolas

Foto: Ascom

O Senador Diego Tavares (Progressistas), a convite do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, prestigiou a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e que conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados.

Na oportunidade, Tavares conversou com o ministro sobre projetos e iniciativas que podem ser desenvolvidos na Paraíba, com destaque para o projeto relatado pelo paraibano e aprovado pelo Senado Federal que prevê investimentos de quase R$ 1 bilhão para levar internet de qualidade e em alta velocidade para as escolas de todo o país.

O ministro disse que o projeto relatado por Diego Tavares no Senado deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que garantirá o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para serviços de banda larga e investimentos na internet urbana e rural.

A proposta obriga o Governo Federal a aplicar recursos do Fust para equipar todas as escolas, em especial àquelas da zona rural, com acesso à internet em banda larga até 2024.

“Acredito que precisamos cada vez mais ampliar os investimentos em ciência e tecnologia, de modo a transformar o Brasil num país ainda mais inovador e competitivo”, disse o parlamentar paraibano ao acrescentar: “vamos garantir um importante salto na educação, permitindo o acesso de tecnologia para nossas crianças, professores e toda a comunidade escolar, independentemente da localização, seja nos grandes centros urbanos ou mesmo na zona rural.”

Sobre a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destacou a importância de inspirar crianças e jovens para as carreiras científicas, as novas tecnologias e as profissões do futuro.

Relembrando uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça que o inspirou quando criança, o ministro, que é astronauta, frisou a importância da interação entre famílias, cientistas e pesquisadores.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem exatamente esta ideia: que nossos pesquisadores, militares e cientistas possam conversar com o futuro do nosso país. No futuro, o cientista pode não se lembrar da conversa, mas a criança vai lembrar e muito daquilo. Esse é o objetivo, motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. A gente precisa dessas próximas gerações para transformar o Brasil através da ciência, tecnologia e inovações”, disse.

O evento, que é promovido desde 2004 e que termina no próximo domingo (13), debate, dentre outros assuntos, os desafios enfrentados este ano com a pandemia. O evento também pode ser conferido de forma online, por meio das plataformas de redes sociais.

*Ascom