Início Notícias Manchete Diretor do Trauma-CG comenta aumento nas vítimas de queda e faz orientação...

Diretor do Trauma-CG comenta aumento nas vítimas de queda e faz orientação a famílias

matheus pedroso
Foto: Blog do Max Silva

O novo diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande, Matheus Pedroso, falou nesta quarta-feira (14), durante entrevista à Rádio Panorâmica FM, sobre o aumento no número de vítimas de queda atendidas pela unidade hospitalar.

Segundo dados divulgados pelo hospital, somente em 2025 foram mais de 21 mil atendimentos a vítimas de queda. Matheus Pedroso, que é ortopedista, acredita que a situação já virou um problema de saúde pública.

Ele explicou que os idosos estão mais suscetíveis à quedas devido à fragilidade dos ossos e a alguns fatores do ambiente em que vivem.

“Na verdade, o osso é tão frágil, que quebra e esse paciente cai. Associado a isso, temos tapetes nas residências, que contribuem para essas quedas”, disse.

O médico orientou às famílias que possuem idoso em casa a adaptaram a moradia o máximo possível para uma melhor locomoção dessa pessoa.

“O principal tratamento da queda é a prevenção. Então, é importante que o idoso fortaleça sua massa muscular com fisioterapia e educador físico. Além disso, é preciso controlar o ambiente onde ele vive, eliminando a quantidade de tapetes, fazer rampas em escadas, usar barras de proteção no banheiro entre outras ações”, detalhou.

Veja o trecho da entrevista: