Dnocs descarta risco de rompimento em barragem no Sertão da Paraíba

Foto: reprodução/TV Diário do Sertão

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) descartou o risco de rompimento na barragem Engenheiro Ávidos, localizada no município de Cajazeiras, no Sertão do Estado.

Nas últimas horas, vídeos de um rompimento de uma parede de contenção se espalhou nas redes sociais e causou apreensão e medo em moradores ribeirinhos do rio Piranhas.

Segundo o Dnocs, o buraco se formou, em virtude das chuvas, em uma ensecadeira, construída para que fosse realizada uma obra de revitalização nas comportas do reservatório.

Se de fato essa barreira vier a e romper, e o açude vier a sangrar, isso vai significar um maior fluxo de sangria e um aumento mais rápido do volume dos rios.

Preventivamente, o Dnocs vai abrir as comportas da barragem, liberando água para o açude de São Gonçalo, com objetivo de retardar a sangria em Boqueirão de Cajazeiras.

Vale ressaltar que o açude está atualmente com um volume de 119.857.789 m³, o que representa 40,82% da capacidade total de armazenamento.

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras pediu atenção redobrada das comunidades ribeirinhas. E que moradores mais próximos do açude estão sendo orientados a deixar provisoriamente as suas casas, justamente por causa da possibilidade de aumento de vazão da sangria, caso ela se concretize.