Em meio à pandemia de coronavírus, casos de dengue caem quase 70% na PB

Foto: Agência Brasil

Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (22), o Boletim Epidemiológico da 24ª Semana Epidemiológica – até o dia 13 de junho, o qual registra queda nos casos das arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika).

Este é o quinto boletim divulgado em meio à pandemia e a SES observa que há uma subnotificação dos casos. Neste período, a SES permanece com as ações de combate às arboviroses em todo estado.

De acordo com o Boletim, foram registrados 3.393 casos prováveis de dengue até a 24ª Semana Epidemiológica, uma queda de 68,83%, na comparação com o ano passado neste mesmo período, quando foram registrados 10.885 casos prováveis.

Em relação à Chikungunya, foram notificados 402 casos prováveis, enquanto em 2019 houve 811 casos, o que corresponde a uma queda de 50,43%. Neste ano, são 81 casos prováveis de Zika, representando um decréscimo de 68,85% em comparação ao ano passado, com 260 casos prováveis.

“Assim como ocorre em todos os segmentos, a pandemia também vem afetando a busca da população ao atendimento médico e, consequentemente, as notificações das arboviroses que não estão sendo realizadas. Muitas das ações presenciais não foram executadas efetivamente, mesmo assim, a SES vem realizando as ações de apoio junto às Secretarias Municipais de Saúde”, disse a técnica das Arboviroses, da SES, Carla Jaciara.