Em nota, PMCG trata como ‘caso isolado’ aparecimento de rato no Pedro I

Após a circulação de um vídeo que mostra um rato circulando pelas dependências do Hospital Municipal Pedro I, a Secretaria de Saúde de Campina Grande emitiu uma nota classificando o caso como um fato isolado.

Na nota, a secretaria ressalta que realiza “rotineiramente trabalho de dedetização, borrifação de inseticidas e larvicidas e intervenções estruturais com o objetivo de evitar a circulação de roedores, animais peçonhentos, artrópodes e outros bichos”.

Ainda de acordo com a SMS, as chuvas recentes podem ter contribuído para o aparecimento deste animal nas dependências do hospital.

“O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, que tem um prédio principal com quase 100 anos de construção, vem passando também por melhorias e reformas na sua estrutura, o que pode ter acarretado o aparecimento de um caso isolado de roedor”, diz um trecho da nota.

Veja a Nota:

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que vem realizando rotineiramente trabalho de dedetização, borrifação de inseticidas e larvicidas e intervenções estruturais com o objetivo de evitar a circulação de roedores, animais peçonhentos, artrópodes e outros bichos no Complexo Hospitalar Municipal Pedro I.

A dedetização mais recente foi realizada há pouco mais de um mês, por uma empresa especializada no serviço, contratada para esta finalidade, e o período de validade é de até seis meses.

Contudo, a unidade hospitalar realiza dedetização periodicamente com as próprias equipes de Vigilância Ambiental, que desenvolvem o controle de pragas urbanas.

Recentemente, foram feitas intervenções na estrutura com a colocação de telas na rede pluvial e limpeza de todas as galerias do saneamento.

A direção da unidade assevera que há um rigoroso controle do padrão de higienização adotado nas enfermarias, tal qual foi aplicado no combate à pandemia da covid-19 no hospital.

O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, que tem um prédio principal com quase 100 anos de construção, vem passando também por melhorias e reformas na sua estrutura, o que pode ter acarretado o aparecimento de um caso isolado de roedor.

Em breve, o hospital vai inaugurar um novo centro cirúrgico com cinco salas de cirurgias eletivas.

Além disso, as ocorrências de chuvas permanentes nos últimos dias promovem, de acordo com a Vigilância Ambiental, o aparecimento de bichos dessa natureza, uma vez que eles saem dos seus abrigos em razão da água.

A Vigilância Ambiental alerta, inclusive, a população para estar mais atenta ao surgimento de ratos, baratas, escorpiões e artrópodes nas ruas e nas casas.