Início Notícias Manchete Em nota, SES diz que mutirões em hospitais estaduais de CG já...

Em nota, SES diz que mutirões em hospitais estaduais de CG já estão suspensos

Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) emitiu uma nota sobre a decisão da Vara da Fazenda Pública de Campina Grande concedeu a tutela antecipada de urgência, determinando a suspensão imediata da realização de novos mutirões ou procedimentos oftalmológicos invasivos coletivos no Hospital de Clínicas de Campina Grande, até que seja comprovada, nos autos, a regularização total das condições estruturais, dentre elas a de que a unidade se encontra integralmente adequada às normas sanitárias, técnicas e profissionais.

A decisão foi tomada em virtude de um mutirão oftalmológico ocorrido no dia 15 de maio de 2025, que prejudicou pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que apresentaram intercorrências graves no pós-operatório, incluindo infecções severas, perda significativa da acuidade visual e casos de cegueira.

A SES informa que não estão sendo realizados mutirões em hospitais estaduais, em Campina Grande e nas demais unidades do Estado, até que a apuração dos fatos seja concluída por completo.

“Com o objetivo de evitar a descontinuidade do tratamento dos pacientes oftalmológicos, a Secretaria adotou, de forma preventiva, a contratualização de clínicas devidamente credenciadas para a execução dos atendimentos, assegurando a continuidade da assistência com segurança e regularidade”, diz a nota.

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba informa que, desde o ocorrido no dia 15 de maio, no Hospital de Clínicas, não estão sendo realizados mutirões em hospitais estaduais, em Campina Grande e nas demais unidades do Estado, até que a apuração dos fatos seja concluída por completo.

Com o objetivo de evitar a descontinuidade do tratamento dos pacientes oftalmológicos, a Secretaria adotou, de forma preventiva, a contratualização de clínicas devidamente credenciadas para a execução dos atendimentos, assegurando a continuidade da assistência com segurança e regularidade.

João Pessoa, 22 de janeiro de 2026.