O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizará, nesta quarta-feira (28), no Instituto Santa Vitória, no bairro Bodocongó, em Campina Grande, uma ação itinerante para emissão gratuita de documentos destinados à comunidade e aos egressos do sistema prisional.
As fichas são limitadas e serão distribuídas a partir das 9h30 por ordem de chegada.
De acordo com o gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, o programa executado pela Sedh e realizado em parceria com o IPC tem como objetivo facilitar o acesso da população à emissão de documentação gratuita.
“Através do programa, o Governo do Estado foca no atendimento à população em vulnerabilidade social, com a oferta de emissão de documentação básica em posto fixo em João Pessoa e por meio de ações itinerantes no estado, destinadas a quem tem dificuldades para retirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade, CPF, carteira profissional, entre outros”.
Na ocasião, serão emitidas primeiras e segundas vias de documentos básicos, numa ação itinerante do Programa Cidadão em parceria com o Escritório Social de Campina Grande, que segundo o gerente da 3ª região, Paulo Washington, deverá ter continuidade em outras ações nos bairros de Campina.
“A promoção da cidadania com a oferta de documentação e fotografia em 3×4 confere autonomia e estímulo para as pessoas serem mais conscientes dos direitos e deveres e buscaram melhoria de vida”.
O coordenador do Escritório Social de Campina Grande, Gutemberg Marques, explicou que a ação destinará uma parte das fichas a egressos do sistema penal. “Com este momento, ampliamos a oferta de ações de cidadania aos egressos, que são pessoas em processo de ressocialização e buscam novas oportunidades de vida e de trabalho”.
O público atendido é de pessoas que cumprem os requisitos de vulnerabilidade social, beneficiários de programas sociais, idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mães com crianças de colo.
O que é necessário?
– Emissão 1ª e 2ª via de RG
Certidão de nascimento/ casamento ou divórcio (original ou cópia legível autenticada); Número do CPF; Comprovante de residência; Laudo médico (se pessoa com deficiência); Título Eleitoral; Cartão do SUS; Habilitação; CTPS; Fator RH e tipo sanguíneo (resultado do laboratório); Reservista (para homens); Identidade profissional.
– Emissão de 1ª via de CPF
Certidão de nascimento/ casamento ou divórcio (original ou cópia legível autenticada); RG; Comprovante de residência com CEP; Maior de 18 anos, apresentar o Título Eleitoral.
– Emissão de CTPS digital
CPF; Aparelho celular (se tiver).
Dia: 28/06 (Quarta-feira)
Horário: 9h30 até a distribuição das fichas disponíveis
Local: Instituto Santa Vitória
Rua Florípedes Coutinho, 1165, Bodocongó