Estudo: PB e CG devem registrar mais redução no número de casos da Covid-19

O professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), divulgou nesta segunda-feira 17, mais um Relatório de Pesquisa sobre o trabalho que realiza estimando os números da pandemia de Covid-19 no Brasil, em São Paulo e na Paraíba, tanto na região da capital como especificamente em Campina Grande.

Segundo o estudo, até o próximo sábado, 22, estima-se que o país atinja 3,64 milhões de casos e 113.214 óbitos decorrentes do coronavírus; Campina Grande deverá chegar aos 12.270 casos, registrando em torno de 285 mortes.

“Nos casos acumulados por semana, o destaque foi a Paraíba, que reduziu em 11,46% o número de casos, comparadas as últimas duas semanas. Nos óbitos, o destaque negativo foi João Pessoa, que aumentou em 61,9% entre as semanas. Em linhas gerais, considerando as curvas logarítmicas, nenhuma das unidades analisadas está na zona de estabilidade sustentada”, explicou o professor.

Por outro lado, segundo ele, há uma tendência de quedas consecutivas de casos no Estado e em Campina Grande nas próximas semanas.

“As projeções da semana passada e mais aquelas realizadas para 14 dias foram precisas em 100%, estando as previsões muito bem ajustadas. Espera-se que novas quedas possam garantir que as cidades consigam estabilizar os casos e sustentar reduções consecutivas no número de novos óbitos”, finalizou.