Famílias carentes de Campina Grande tem direito a tarifa social

Foto: Ascom

Criada pelo Governo Federal para beneficiar consumidores de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) está disponível para adesão de 20.085 famílias dos municípios de Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas, na região Borborema.

De acordo com a Energisa, este número contempla famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que possuem um membro favorecido pelo Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC).

Para a fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, o primeiro passo é procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e adquirir o Número de Identificação Social (NIS), caso o interessado não o tenha.

Em seguida, de posse de toda documentação que comprove as exigências estabelecidas pelo Governo Federal, o cliente deve procurar uma agência de atendimento da Energisa.

A TSEE é voltada para famílias com renda mensal per-capita de até meio salário mínimo com descontos de 10% a 65% na conta de energia, beneficiando clientes com consumo elétrico de até 220 kWh.

Além disso, a Tarifa também é válida para famílias que tenham portador de doença ou deficiência em tratamento contínuo com utilização de aparelhos que consumam energia e renda de até três salários mínimos.

“O abatimento na conta de energia varia de acordo com faixas de consumo. Quem consome até 30 kWh recebe até 65% de desconto; de 31 a 100 kWh pode chegar até 40%; e de 101 a 220 kWh até 10%. Além disso, o Governo do Estado oferece desde 2018 um programa de desconto no ICMS da conta de energia para pessoas de baixa renda que pode ser cumulativo com o cadastro na Tarifa Social”, informa a coordenadora de Recebíveis, Andrea Araújo.

Hoje, apenas 47.301 famílias da Borborema estão cadastradas e usufruem do benefício. Entre as cidades da região, Campina Grande é a que mais tem beneficiados, 36.310. É na Rainha da Borborema também que se concentra o maior número de elegíveis à Tarifa – 12.112.

Na sequência vem Queimadas com 3.238, Lagoa Seca com 2.241, Massaranduba com 1.012, Fagundes com 983 e Boa Vista com 499 unidades residenciais aptas a receberem os descontos.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 083 0196, aplicativo Energisa On ou no site www.energisa.com.br.

Da redação com Ascom