Governo intensifica obras no Arco Metropolitano de Campina Grande

Foto: Secom/PB

As obras de implantação e pavimentação do Arco Metropolitano Leste, no município de Campina Grande, estão em ritmo acelerado e a previsão para conclusão é novembro deste ano.

Os serviços, executados pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), vão beneficiar, diretamente, cerca de 650 mil pessoas da região metropolitana da Rainha da Borborema. Estão sendo investidos, com recursos próprios, R$ 26 milhões.

Essa pavimentação, com 6,42 quilômetros de extensão, visa interligar as rodovias BR-230, BR-104 e PB-095, a fim de retirar o tráfego de longa distância do centro da cidade, o qual é realizado, principalmente, por caminhões pesados, resultando no ordenamento do trânsito na zona central da cidade e melhorando a mobilidade urbana.

De acordo com o engenheiro e gestor da obra, Oduwaldo Andrade, também será construído um viaduto, que vai interligar o Arco Metropolitano com a BR-104, na saída para Lagoa Seca.

Atualmente, estão sendo executados serviços de pavimentação no lote 1, com 900 metros e terraplanagem no restante do trecho. A previsão para a conclusão desses serviços é no mês de abril, inclusive drenagem e sinalização.

Oduwaldo Andrade informa que tão logo seja concluído o primeiro lote, será iniciada a pavimentação do segundo lote, com pouco mais de 2 km, já em fase de preparação.

“Mas tudo depende das condições do tempo, já que tem chovido com frequência em toda a região de Campina Grande”, relatou o gestor. Segundo ele, os demais trechos continuam com desmonte de pedras e outros serviços.

O campinense Manuel Severino da Silva, que reside perto da sede da Polícia Rodoviária, próximo ao Arco Metropolitano, afirmou que essa obra é muito importante e vai melhorar a vida de todos os moradores, de todos os motoristas e, principalmente, a vida dos ciclistas.

“Nós que utilizamos bicicletas para nos locomover, temos muito medo de trafegarmos nas vias públicas, mas com a construção de ciclofaixas nessa obra do Arco Metropolitano, teremos mais segurança”, ressaltou Manuel.

No decorrer da obra, serão executados obras de drenagem, colocação de defensas metálicas, sinalização horizontal e vertical, dentre outros serviços.