Gratuidades e meia passagem representam mais de 40% dos passageiros em CG

Foto: Ascom

Os dados do sistema de bilhetagem eletrônica que registram o fluxo de passageiros nos ônibus de Campina Grande mostram que, em média, mais de 40% do movimento diário é representado por gratuidades ou meia passagem.

Os números são divulgados semanalmente e podem ser conferidos, em detalhes, nas redes sociais do serviço, através do perfil @valebuscard.

Apenas as gratuidades, formadas pelos usuários que têm direito ao não pagamento e também os que fazem a integração, somam mais de 31% em média. Já o fluxo de estudantes diariamente transitando nos ônibus fica na casa dos 12% em média.

Tomando como referência a última sexta-feira do mês de agosto, dia 26, dos 69.818 clientes que utilizaram o transporte coletivo de Campina Grande, 11.044 eram gratuidades legais (idosos e deficientes), enquanto 10.968 foram originados de integração. Além disso, 8.547 estudantes pagaram meia passagem.

As informações confirmam o grande impacto social e econômico do sistema de transporte coletivo e sua relevância para a população, afinal, somente o serviço por ônibus garante a gratuidade para idosos e deficientes e a meia passagem para os estudantes. Outros modais, como o táxi, mototáxi e transporte via aplicativos, não precisam disponibilizar esses benefícios, assim como o vale-transporte.

Por isso, entidades que representam o setor cobram das autoridades políticas medidas de garantia da viabilidade do transporte público coletivo, inclusive levando em consideração que o transporte é um direito do cidadão previsto na Constituição da República, devendo ser assegurado pelo poder público.