Hospital de Clínicas usa laser para tratamento de cálculo renal

Foto: Secom/PB

Através do programa Opera Paraíba, o Hospital de Clínicas, unidade da rede hospitalar estadual em Campina Grande, iniciou, nessa quinta-feira (30), as cirurgias para tratamento do cálculo renal com laser. A doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, acomete um em cada 10 brasileiros.

De acordo com os médicos urologistas que conduziram o procedimento, Artur Farias e Ricardo Cartaxo, a ureterolitotripsia a laser utiliza uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo cirurgião e permite enxergar o rim em todas as direções, o que garante uma exploração minuciosa e completa do órgão. Assim, identificadas as pedras, uma fibra de laser é introduzida pelo equipamento quebrando os cálculos renais, que são retirados em seguida.

A primeira paciente a se beneficiar com o uso da técnica veio da cidade de Patos. Com relatos de muita dor, a expectativa é poder voltar para casa sem o problema. “Eu não sabia que seria tão rápido. Eu fui para a consulta ambulatorial no dia 20 e, no dia 27 desse mês, já me ligaram marcando. Eu nem consegui acreditar. Minha pedra era muito grande, incomodava demais, então, eu fiquei muito feliz”, comemora.

Agora o Hospital de Clínicas passa a oferecer regularmente esse tipo de cirurgia, como explica o diretor-geral da unidade, Thyago Morais.

“É mais um importante passo dado pelo Opera Paraíba através do Hospital de Clínicas, sem dúvidas um grande ganho para a população que agora passa a ter, pelo SUS, o tratamento cirúrgico para esse tipo de problema. Os pacientes são regulados através do sistema de regulação do estado, passam pelo ambulatório de urologia e posteriormente têm seus procedimentos agendados”.