A cada 10 anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza um censo demográfico, coletando informações essenciais sobre as condições de vida dos brasileiros em todo o país.
Além da contagem populacional, o censo visa identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.
A partir de recortes locais, é possível obter uma radiografia atualizada sobre a situação de vida da população nos municípios.
Em relação ao município de Campina Grande, o censo apresenta informações relevantes sobre infraestrutura e mobilidade urbana, que valem a pena explorar.
De acordo com o último Censo, realizado em 2022, cerca de 92,87% dos domicílios de Campina Grande estavam localizados em vias com pavimentação. O número é extremamente relevante, pois revela melhoria na qualidade de vida dos moradores da cidade.

Para fins de comparação, o percentual é superior ao registrado na capital paraibana, João Pessoa, onde apenas 83,66% dos domicílios estão situados em ruas pavimentadas.

Terceira cidade mais populosa da Paraíba, Santa Rita apresenta apenas 66,41% das vias pavimentadas, segundo os dados do IBGE.
Cidades do entorno de Campina Grande também apresentam percentuais de vias pavimentadas abaixo do que foi constatado na Rainha da Borborema:
Queimadas (75,47%); Lagoa Seca (86,59%); Puxinanã (59,86%); Massaranduba (86,54%); Fagundes (86,41%)