O Instituto Federal da Paraíba, em reunião de deliberação do Comitê de enfrentamento à Covid-19 por videoconferência, realizada na manhã desta quinta-feira (26), decidiu recomendar ao Conselho Superior do IFPB a continuidade das atividades de ensino não presenciais até 30/09 e também dar continuidade à construção do planejamento para retomada das atividades presenciais em substituição gradual às atividades não presenciais.
O IFPB, desde a interrupção das suas atividades presenciais, vem traçando marcos regulatórios para a retomada futura das suas atividades presenciais, de forma a garantir segurança à Comunidade Acadêmica.
Estes marcos estão consolidados na Resolução do Conselho Superior nº 28/2020 que estabelece a definição acerca das fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais, estando condicionada às realidades institucionais e epidemiológicas e à apresentação prévia de relatório dos campi que assegurem as condições mínimas para implementação de cada uma das fases.
O novo cenário decorrente da chegada da vacina de combate ao vírus Sars-CoV-2, mesmo que ainda preocupante, favorece o IFPB no estabelecimento deste planejamento, associado aos interesses institucionais e da Comunidade Acadêmica, permitindo a retomada segura, em tempo propício, e um ambiente que garanta a integridade física das pessoas.
A reunião desta quinta-feira foi presidida pelo Reitor Nicácio Lopes, que inicialmente falou sobre o cenário atual da pandemia no País e no Estado da Paraíba.
“Infelizmente, hoje o País está chegando a 600 mil vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19. Durante esse período, o IFPB pautou suas inspirações no respeito à vida, no cuidado com as pessoas para evitar o acometimento dessa doença. Essa tem sido nossa atitude: prudência, cautela, cuidado, para enfrentar essa verdadeira guerra contra o novo Coronavírus”, ponderou o Reitor. Para ele, mesmo assim, é importante ressaltar que o IFPB tem cumprido sua missão de educar, usando de toda a criatividade e engenhosidade de seus servidores para cumprir suas funções.