O colunista Jamildo Melo, do Jornal do Comércio de Pernambuco, revelou que a cidade de Campina Grande poderá receber uma unidade da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro (ESA).
De acordo com a publicação, o prefeito Bruno Cunha Lima estaria articulando junto ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a instalação da escola em Campina Grande.
Incialmente, o objetivo seria instalar a unidade no Pernambuco, mas o projeto encontra resistências do Governo estadual e de ativistas.
“Enquanto encontra resistências de grupos de interesses em Pernambuco, a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESA) é disputada por outros atores até mesmo no Nordeste. O blog de Jamildo apurou que o prefeito de Campina Grande, na Paraíba, Bruno Cunha Lima, ligou para o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, oferecendo a cidade para abrir o projeto educacional e de desenvolvimento. Bruno Cunha Lima é filiado ao União Brasil (UNIÃO) e foi deputado estadual da Paraíba”, diz a publicação.
O interesse de Campina Grande pelo empreendimento se justifica: São mais de R$ 200 milhões por ano somente no pagamento de salários aos professores e estudantes, com algo em torno de 5 mil empregos diretos.