Inquérito sorológico: macrorregião de CG tem menor ocorrência de casos da Covid-19

Foto: Ascom

A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou o resultado do Inquérito Sorológico da Covid-19 realizado no estado.

O estudo apontou que a macrorregião de saúde de Campina Grande foi a que apresentou a menor taxa de ocorrência de casos da doença.

De acordo com a investigação, a 1ª Macrorregião de Saúde, sem contabilizar a capital João Pessoa, tem a maior ocorrência de casos de Covid-19, com 15,2%. A grande João Pessoa, sozinha, aparece com 13,3%.

A 3ª Macro, que envolve municípios do Sertão, apresenta 7,1%. E a menor ocorrência foi verificada na 2ª Macrorregião, que é referenciada por Campina Grande, com apenas 4,7%.

O levantamento foi realizado no final de 2020 e os pesquisadores começaram justamente pela cidade de Campina Grande.

“Isso indica, claramente, que o nosso planejamento e a nossa tomada de decisões têm sido bastante acertadas até aqui, desde a estruturação hospitalar, descentralização da testagem, protocolo de medicação e medidas de flexibilização”, analisou o secretário de Saúde, Filipe Reul.

A 2ª Macro engloba Campina e mais 69 municípios da região.

“É também uma evidência de que as nossas ações surtiram efeito não somente na nossa cidade, mas também em todos os outros municípios. Basta lembrar que muitos prefeitos reproduziram os protocolos e as decisões de Campina Grande, nas suas cidades, no enfrentamento à pandemia”, disse Reul.