Instituto Histórico de Campina Grande realizará 2ª Semana Elpidiana

Foto: Divulgação/IHCG

Em comemoração aos 128 anos de Elpídio de Almeida, o Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) realizará no período de 26 de agosto a 01 de setembro, a 2ª Semana Elpidiana. A programação é uma homenagem a memória do patrono mor da instituição, e vai ser marcada por diversas atividades.

No dia 26, o presidente do IHCG, Vanderley de Brito e o vice-presidente, André Brasileiro estarão no Programa Além da Notícia da Rádio Cariri FM, onde concederão entrevista para os jornalistas Lenildo Ferreira e Leunivan Bezerra abordando sobre o médico e o historiador Elpídio de Almeida.

Já na sexta-feira, dia 27, alunos do ensino fundamental, do Centro de Educação Infantil Locomotiva Baby participarão de uma visita pedagógica ao Memorial Elpídio de Almeida e a sede do IHCG, para pesquisa sobre a vida e obra de Elpídio de Almeida, e as suas contribuições para a construção histórica de Campina Grande, através do acervo presente no centro de documentação do Instituto.

No sábado, dia 28, o presidente Vanderley de Brito, o vice-presidente, André Brasileiro, e a presidente de honra do IHCG, Ida Steinmüller, participarão do Programa Liga da 98, na rádio Correio FM onde apresentarão uma seleção musical em homenagem ao patrono Elpídio de Almeida.

Dentro da programação da 2ª Semana Elpidiana, no dia 29/08, será celebrada uma missa, às 10 horas, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, pela passagem dos 128 anos do nascimento do homenageado.

E no dia 30, o Quadro Memória, do Programa Diversidade, da TV Itararé, terá como tema “Elpídio de Almeida”, e Vanderley de Brito e Ida Steinmüller, farão um resgate da vida e obra do médico, político e historiador, que tanto contribuiu para Campina Grande.

No dia 31, o evento será marcado por um debate sobre o livro História de Campina Grande, publicado em 1962. A programação acontecerá no auditório da SECULT, como início às 9h30min.

Encerrando a 2ª Semana Elpidiana, no dia 01 de setembro, além da veiculação do curta Elpídio de Almeida, um vulto de Campina Grande, às 09h, acontecerá uma visita ao túmulo de Elpídio de Almeida no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no Monte Santo, onde ocorrerá homenagens aos 128 anos de nascimento do patrono mor do IHCG.

Elpídio de Almeida

Natural de Areia-PB, nascido em primeiro de setembro de 1893, Elpídio de Almeida, foi médico, administrador público, político, ambientalista e historiador, sendo de sua autoria o primeiro livro sobre a história da Rainha da Borborema, intitulado “História de Campina Grande”, publicado em 1962.

“A ‘Semana Elpidiana’ vem resgatar a memória da cidade, a importância de Elpídio de Almeida, que foi um grande provocador, no bom sentido, no que diz respeito a história de Campina Grande, quando lançou seu livro, um equipamento didático que nos serve e nos servirá sempre”, disse Vanderley de Brito, presidente do IHCG.