Iphaep alega descumprimento de projeto e embarga obra do Cine Capitólio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) embargou, nesta quarta-feira (21), as obras de requalificação do Cine Capitólio, executadas pela Prefeitura de Campina Grande, alegando descumprimento do projeto original apresentado, discutido e aprovado junto ao órgão.

Como o prédio do antigo cinema é tombado pelo Iphaep, os serviços ali realizados devem seguir normas de proteção e preservação do patrimônio.

De acordo com a presidente do Iphaep, Tânia Queiroga, as obras que estão sendo realizadas no Cine Capitólio descaracterizaram a fachada do prédio, fato que foi constatado pela fiscalização do órgão.

A marquise existente foi demolida sem comunicação prévia ao Iphaep , bem como sem apresentação de proposta de reconstrução. Qualquer intervenção em prédio tombado como patrimônio histórico deve manter as características espaciais e construtivas originais.

Tânia Queiroga explicou que a obra está embargada até que haja regularização dos serviços, com o cumprimento do que foi proposto e aprovado no projeto apresentado ao Iphaep.