Jovem + aborda superação e empreendedorismo social em Campina Grande

Foto: Ascom

Sensibilizar e inspirar os jovens para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e proporcionar conhecimento atualizado de forma descomplicada.

Foi com esse objetivo que o projeto Jovem + desembarcou, na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Cidadã Integral (ECI) Monte Carmelo, no bairro do Pedregal.

A iniciativa foi idealizada pelo vice-prefeito Lucas Ribeiro, através da Fundação Milton Campos, e com o apoio do Sebrae Paraíba.

Voltado para os estudantes do Ensino Médio da instituição, o evento contou com uma palestra sobre competências empreendedoras, criatividade e protagonismo, facilitada pelo professor empreendedor do “Inspira, não Pira”, Lucas Teixeira, e também com uma roda de conversa sobre empreendedorismo social e incentivo ao esporte, com a atleta e campeã brasileira de levantamento de peso, Mayara Rocha, e a idealizadora do projeto Muda Pedregal, Rafaela Costa.

Durante a conversa, Mayara e Rafaela contaram sobre os desafios enfrentados nas suas trajetórias. Rafaela para conseguir transformar a realidade social do seu bairro, através de um projeto social, com a ajuda de voluntários; e Mayara em busca do seu lugar no esporte brasileiro, conquistado com muito esforço e dedicação.

Histórias que serviram para inspirar os jovens a serem mais protagonistas das suas próprias vidas, como contou a estudante Yasmin Santos, de 16 anos.

“É muito bom e motivador a gente conhecer pessoas que fazem a diferença, e ter a oportunidade de aprender com elas e se inspirar para fazer isso também, por nosso bairro e onde vivemos. Muitas vezes é uma coisa pequena, mas que conta muito.”

A próxima edição do Jovem + vai acontecer no dia 25 de maio, às 9h, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Além destas, outras três edições do evento também estão previstas, sendo duas restritas a instituições de ensino da cidade, e uma aberta ao público em geral, no mês de junho.

“É uma grande oportunidade para nossos jovens se atualizarem e também se inspirarem em temas e pessoas que estão fazendo a diferença no contexto em que vivem. A juventude tem essa força que move o mundo, tem a capacidade de causar uma grande transformação social se tiver o apoio necessário. Por isso, pensamos o Jovem + com muito carinho e com vontade de entregar algo que realmente agregue na vida deles”, destacou Lucas Ribeiro.