La Niña é confirmado e deve favorecer chuvas no Nordeste

la nina

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu no último dia 9 um aviso oficial indicando a configuração do fenômeno La Niña no Pacífico tropical e sua persistência nos próximos meses.

De acordo com a previsão do ENOS (El Niño – Oscilação Sul), realizada pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima (IRI), a tendência é a permanência do fenômeno La Niña durante o trimestre outubro-novembro-dezembro (OND/2025), com probabilidade de 60%.

Essas condições devem persistir até o verão de 2025/2026 (dezembro/2025 a fevereiro/2026), permanecendo em intensidade fraca. Há ainda cerca de 50% de probabilidade de transição para condição neutra entre janeiro e março de 2026.

A ocorrência da La Niña neste período deve favorecer a ocorrência de chuvas nas regiões mais semiáridas do Nordeste.