Lucas assina decreto regulamentando Fundo Municipal de Turismo de CG

Foto: Ascom

Campina Grande agora conta com um novo instrumento para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento do seu setor turístico. Trata-se do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), cujo decreto de regulamentação foi assinado nesta quinta-feira (18), pelo prefeito em exercício, Lucas Ribeiro.

Segundo o gestor, com essa regulamentação, o município terá mais autonomia administrativa para atuar no desenvolvimento da infraestrutura turística local, apoiar ações de promoção da cidade e atrair investimentos para esse setor.

“Esse era um momento muito esperado e que marca uma nova fase, de mais maturidade, para o segmento do turismo. Temos muitas necessidades estruturais para receber melhor quem visita Campina, e com essa autonomia teremos mais agilidade na execução de programas e projetos específicos, na promoção do destino, dentre outros aspectos”, explicou Lucas Ribeiro.

A assinatura do decreto aconteceu durante uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que contou com a participação dos vereadores Fabiana Gomes e Luciano Breno, além de representantes de várias instituições da cidade e da iniciativa privada ligada ao setor, como hotéis e agências.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas, comemorou a conquista. “O Fumtur é uma conquista de toda Campina Grande, há anos o setor estava lutando pra que isso pudesse acontecer. Campina Grande merece!”.

O decreto estabelece ainda as fontes de receitas como a exploração comercial de eventos, aluguel de espaço público e doações, recursos de emendas, convênios, taxas turísticas e outros.

O Fumtur foi criado no ano de 2018 e desde então aguardava ser regulamentado. A atuação dos membros no Conselho Gestor do Fumtur será exercida gratuitamente e considerado serviço público relevante.