Mais 150 pessoas são beneficiadas com o mutirão de catarata do Opera Paraíba em CG

Foto: Secom-PB

“Hoje eu vim fazer a cirurgia no segundo olho. Minha visão estava muito embaralhada, como uma névoa, atrapalhando meu trabalho na roça. Depois, eu espero enxergar bem, né?”. Esse é o depoimento do agricultor José Elias do Nascimento, de 65 anos, da cidade de Puxinanã, um dos beneficiados pelo mutirão de cirurgias de catarata promovido pelo Programa Opera Paraíba em Campina Grande.

A iniciativa integra as ações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), voltadas ao atendimento da população com serviços que reduzem o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.

Os procedimentos estão acontecendo no Hospital de Clínicas, unidade pertencente à rede hospitalar estadual. As cirurgias tiveram início nesta quarta-feira (18) e seguem até esta sexta-feira (20). São cerca de 50 intervenções por dia.

Em 2023, a unidade já contabiliza a realização de mais de mil cirurgias de catarata. O diretor-geral do hospital, Thyago Morais, destaca que a cirurgia de catarata devolve independência e qualidade de vida aos pacientes.

“Cada paciente que operamos aqui vai ter a possibilidade de ter mais independência no dia a dia, poder fazer suas atividades sem depender da ajuda de outras pessoas, e ainda evitar as quedas, muito comuns para os idosos. É uma melhora geral na qualidade de vida”, comenta.

As cirurgias de catarata acontecem sem interrupção do fluxo normal dos demais procedimentos agendados para o período.

O Hospital de Clínicas é referência em cirurgias eletivas por meio do Programa Opera Paraíba, oferecendo atendimentos nas seguintes especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, proctologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e bariátrica.