Mais de 2 mil estudantes da rede municipal participaram do Maior Quadrilhão do Mundo

quadrilhao

Trancinhas, vestidos coloridos, roupinha xadrez e botas, desde o mês de abril as escolas começam a organização para a participação dos estudantes da rede municipal no Maior Quadrilhão do Mundo.

Campina Grande bateu, nesta quinta-feira 14 de junho, os recordes com as apresentações da Maior Quadrilha Junina do Mundo e do Maior Bolo de Milho do Mundo, e alcançou a nova marca, atestada e registrada pelo Rank Brasil.

E não foi por acaso, de acordo com a Diretora Técnico Pedagógico da Seduc, Vera Lúcia Passos, dos 1280 pares contabilizados pelo ranking, estavam envolvidos 2012 estudantes da rede municipal, incluindo crianças e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, 1006 pares de 27 escolas diferentes.

Além deles, boa parte dos familiares e do corpo de funcionários da Secretaria também estavam presentes, incluindo professores, gestores e gerentes, auxiliando os estudantes e participando do evento.

Existe uma grande logística da Secretaria de Educação, para a chegada desse dia, passando por inscrições das escolas, organização do transporte, do lanche e claro, dos enfeites coloridos e dos passos de quadrilha que vão apresentar. Mas esse momento vai além da participação na contagem do ranking e das danças, é uma verdadeira aula cultural, como ressalta a Diretora Técnico Pedagógica da Seduc:

“Isso é uma culminância de um trabalho desenvolvido nas escolas, que envolveu estudos relacionados ao currículo local, trabalhando com a história e com a cultura. Foi muito trabalho, tivemos muitos encontros, traçamos as metas, os objetivos e com esse planejamento conseguimos chegar a esse grande número de mais de 2 mil estudantes. ” Diretora Técnico Pedagógico da seduc, Vera Lúcia Passos.

Além de estudar sobre as quadrilhas e o São João, as crianças ensaiam os passos e ficam na expectativa da chegada do grande dia. “Eles ficam com uma imensa felicidade por participarem desse momento”, enfatizou Vera.

Zilda Valéria, gestora da escola Padre Emídio, comentou que a participação dos estudantes é uma verdadeira imersão cultural: “É a cultura da nossa cidade, é nossa identidade cultural. Tem crianças que vieram aqui para o Parque do Povo pela primeira vez, isso é uma marca que vai ficar para a vida toda. Então, participar de eventos dessa natureza é fortalecer a cultura, é riquíssimo e belo.”

A estudante Yasmin Ventura, é a prova disso, esteve pela primeira vez no Parque do Povo e se encantou: “Me chamou muita atenção a Pirâmide, porque ela é muito bonita, bem decorada, tem imagens, apresentações. É muito bom, estou com uma sensação muito boa de dançar e ver as coisas aqui.”

“Quebrar mais um recorde é um orgulho para a cidade e Campina e especialmente na educação, porque a gente sabe que vem sendo feito um trabalho desde a sala de aula com a temática envolvida nessas tradições. Então, quebrar esse recorde é uma consequência de todo esse esforço, consequência do fortalecimento dessas tradições e Campina só tem o que comemorar. Principalmente para fora é um motivo de criar um referencial para a atração de turistas, mas também um símbolo de orgulho de tantas tradições e tanta riqueza, desde a parte culinária, das cores, das danças e da alegria que o São João traz.” Raymundo Asfora Neto, secretário de educação.