MEC autoriza criação de três residências multiprofissionais na UFCG

Foto: Ascom

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve três programas de Residência Multiprofissional autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

Foram autorizadas propostas dos centros de Educação e Saúde (CES), em Cuité, de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), ambos em Campina Grande.

Para viabilidade de funcionamento e concessão de bolsas, os programas submeterão propostas para concorrer a editais de fomentos nas agências nacionais e dos ministérios. Só após a conclusão destas etapas é que os editais serão lançados. Confira abaixo mais detalhes de cada programa.

CES

O Programa de Residência Multiprofissional intitulado Saúde Coletiva e Políticas Públicas, do CES, contará com a parceria da Coordenação de Residências pela Escola de Saúde Pública da Paraíba, da Secretaria Estadual de Saúde, da IV Gerência Regional de Saúde e das secretarias municipais de Saúde de Cuité e de Nova Floresta.

O programa vai dispor de 12 vagas voltadas para profissionais de Enfermagem (3 vagas), Farmácia (3 vagas), Nutrição (3 vagas) e Psicologia (3 vagas).A expectativa é que a região do Curimatau Paraibano tenha ganhos qualitativos na área da Saúde.

CCBS

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) do CCBS teve autorização de 11 vagas, sendo cinco para Enfermagem, três para Odontologia e três para Psicologia.

Para a professora Valquíria Nogueira, a aprovação significa um avanço na especialização de futuros profissionais de saúde, bem como daqueles que compõem as equipes dos serviços, tendo em vista a valorização e incorporação de múltiplos saberes, através do trabalho interprofissional.

HUAC

Já no HUAC, foram autorizadas 12 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, distribuídas da seguinte forma: Enfermagem (2), Farmácia (2), Fisioterapia (2), Fonoaudiologia (1), Nutrição (1), Odontologia (1), Psicologia (2) e Serviço Social (1).