Ministério Público elege lista tríplice para procurador-geral de Justiça

procuradores mppb

Foi definida, nesta quinta-feira (31/07), a lista tríplice para escolha e nomeação do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2025/2027.

Por ordem do mais votado, a lista é formada por Leonardo Quintans Coutinho, que recebeu 205 votos (o correspondente à escolha de 93,2% dos 220 membros votantes); por Rodrigo Marques da Nóbrega, com 64 votos (29% dos eleitores) e por Aristóteles de Santana Ferreira, que recebeu 53 votos (24% dos eleitores). O procurador de Justiça João Geraldo Barbosa foi o quarto mais votado, tendo recebido 41 votos (18,6%).

A eleição aconteceu das 8h às 16h, por meio de sistema online, tendo sido disponibilizado um ponto de votação presencial no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça aos eleitores. O resultado foi divulgado pelo presidente da comissão eleitoral, o procurador de Justiça José Guilherme Lemos.

Segundo ele, o processo transcorreu com tranquilidade e teve a ampla adesão da categoria. “Esta foi a primeira eleição que registrou a participação de todos os 220 membros da instituição (promotores e procuradores de Justiça) aptos a votar. Esse é um marco histórico importante para o MPPB”, comemorou.

Foram computados 363 votos válidos (já que o voto é plurinominal e cada eleitor pode votar em até três candidatos) e registrado um voto nulo. A ata com o resultado foi lavrada pela comissão eleitoral, que também é integrada pelos promotores de Justiça, Cláudio Antônio Cavalcante e Francisco Lianza Neto.

A lista tríplice será entregue ainda hoje ao governador da Paraíba, João Azevedo, por meio de ofício que será enviado pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. O governador terá 15 dias para escolher e nomear o chefe do MPPB para o próximo biênio.

Escolhidos

O promotor de Justiça Leonardo Quintans avaliou positivamente o processo eleitoral e destacou que também foi o mais votado na eleição paralela e não oficial realizada pelo Sindicato dos Servidores do MPPB.

“Recebemos o resultado com muita alegria. Tivemos uma expressiva votação da classe e com muita humildade e responsabilidade, tivemos a maior votação entre os membros do Ministério Público e também entre os servidores, mostrando uma vontade de todos que compõem a instituição. Isso nos legitima para a escolha do governador. Respeitamos a prerrogativa do governador, mas isso nos dá força e legitimidade para, caso seja escolhido, conduzir a instituição conforme nós dialogamos. Isso é fruto de um diálogo muito intenso, com cada membro do Ministério Público, com cada servidor que acompanha a casa, discutindo nossos problemas, as soluções e construindo um plano de trabalho coletivo e legítimo para que a gente possa, se for da escolha do governador, atuar na direção da instituição nos próximos dois anos”, disse.

O promotor de Justiça Rodrigo Marques da Nóbrega também elogiou o processo eleitoral, falou da campanha e das propostas apresentadas à categoria e agradeceu os votos recebidos pelos membros do MPPB.

“Eu recebo o resultado com muita tranquilidade e feliz pela campanha que foi realizada. O resultado expressou a vontade dos nossos eleitores para a formação dessa lista tríplice. A partir de agora, caberá à Sua Excelência, o governador do Estado, definir quem haverá de ser o próximo procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2027. A campanha foi extremamente saudável, as propostas foram colocadas e os colegas fizeram a definição daqueles que deveriam integrar a lista”, falou.

O procurador Aristóteles Santana também ressaltou o caráter democrático do MPPB e a participação de todos os membros que estavam aptos a votar.

“Hoje foi um dia democrático, onde houve um comparecimento pleno da classe. 220 eleitores, 220 votos na urna. E isso é uma prova plena de que a instituição é extremamente democrática e tenho o prazer de escolher a lista tríplice para que o governador do Estado nomeie o procurador-geral da Justiça da Paraíba”.