A prematura morte do deputado Genival Matias (Avante) neste domingo (19) mexe com as composições partidárias na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Genival era o vice-presidente da Assembleia Legislativa, cargo que será ocupado pelo 2º vice-presidente, Manoel Ludgério (PSD).
Também o suplente Anísio Maia será empossado na titularidade do cargo de deputado, trazendo assento permanente ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Outra engenharia política que terá que ser realizada diz respeito ao segundo suplente, Jacó Maciel (Avante). Anísio já está no exercício do mandato porque o titular, Junior Araújo, assumiu a Secretaria de Governo na Gestão João Azevedo (Cidadania).
Desta forma ficariam duas vagas da coligação na Assembleia, dando vez ao segundo suplente. Acontece que Jacó Maciel não votou em João Azevedo nas eleições de 2018, optando por José Maranhão (MDB).
Além disso, pesa também que ele é adversário político na cidade de Queimadas do deputado estadual Doda de Tião (PTB), que é aliado de João Azevedo.
Atualizada as 17h09 para alteração sobre a ocupação da vice-presidência da ALPB