MP realiza na segunda-feira eleição da lista tríplice para procurador geral

Foto: Ascom/MPPB

Duzentos e dezenove membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) estão aptos a participar, na próxima segunda-feira (31/07), da eleição para formação da lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado para escolha e nomeação do procurador-geral de Justiça para o biênio 2023-2025.

A eleição acontecerá das 8h às 16h, por meio de sistema eletrônico web disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça na Extranet, mediante voto secreto e plurinominal de cada integrante da carreira do MPPB.

São candidatos ao cargo de procurador-geral do MPPB, por ordem de inscrição: o atual chefe do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o 14º procurador de Justiça, Victor Manoel Magalhães Granadeiro Rio; e o 17º procurador de Justiça, João Geraldo Carneiro Barbosa.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec/MPPB), os eleitores deverão acessar a Extranet, clicar no menu “Serviços” e em “Sistema de Eleição” para escolher seus candidatos. O sistema poderá ser acessado pelo endereço: eleicao.mppb.mp.br.

Também será disponibilizado um computador no auditório Edigardo Ferreira Soares, da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, onde estará a comissão eleitoral formada pelo procurador de Justiça Aristóteles Santana (presidente) e pelos promotores de Justiça Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto, com suporte da Ditec e da secretaria da comissão.

A expectativa do presidente da comissão é de que o processo ocorra de forma tranquila e que o resultado seja divulgado rápido. “Às 8h será aberta a eleição pela comissão no auditório da Procuradoria-Geral. Essa abertura está franqueada ao público que quiser acompanhar, especialmente aos três candidatos, caso queiram comparecer”, disse o procurador Aristóteles Santana.

Após a eleição, a lista tríplice deverá ser encaminhada ao governador do Estado, João Azevedo, no prazo de três dias. Após o recebimento dessa lista, o governador tem 15 dias para escolher o novo chefe do MPPB.