Mutirão de consultas e exames da PMCG atende mais de 700 pessoas no 1º dia

Foto: Codecom/CG

O Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, iniciado nesta segunda-feira, 11, pela Prefeitura de Campina Grande, atendeu mais de 700 pessoas.

No turno da manhã foram 480 atendimentos e no período da tarde foram quase 300. Somando, foram realizados mais de 300 procedimentos entre consultas e exames no dia.

“O mutirão foi um sucesso absoluto no primeiro dia e ainda temos um mês pela frente, até o dia 7 de maio, com muitos atendimentos previstos. O objetivo é zerar a fila de exames e consultas da Atenção Primária à Saúde, para avançarmos na melhoria da saúde pública do município”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

A maior parte dos procedimentos realizados nesta segunda foi de exames, principalmente exames de sangue e laboratoriais, além de ultrassonografias.

Também foram ofertados exames de ecocradiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, espirometria, exames oftalmológicos, endoscopia, dentre outros.

De consultas com especialistas, foram ofertadas, no primeiro dia, atendimentos com ortopedista, cardiologista, angiologista, clínico geral, endocrinologista, oftalmo, mastologista e neuro.

Os atendimentos se encerraram após as 18h e as equipes só deixaram o ginásio O Meninão após atender a todas as pessoas. Para realizar exames ou consultas no mutirão, os cidadãos devem procurar suas Unidades Básicas de Saúde, que elas fazem o agendamento para o mutirão.

A população também deve levar cartão do SUS, comprovante de residência, RG e CPF para fazer o cadastramento do programa Saúde de Verdade.

Também estão sendo oferecidos outros serviços no local, como a vacinação contra covid-19 e Influenza, para os públicos-alvos das campanhas de imunização.

Estão sendo ofertadas consultas com cardiologista, cirurgião, neurologista, urologista, ginecologista, endocrinologista, mastologista, dermatologista, ortopedista, oftalmologista, gastro, anestesista e angiologista, além de médicos clínicos.
Entre os exames, tem ultrassonografias, eletrocardiograma, raio-x, exame citológico, endoscopia, espirometria, exame de mapa e houter, exames laboratoriais de sangue e encaminhamento para outros exames como ressonâncias e tomografias.

Serão mais de 13 mil exames e mais de 8 mil consultas ofertadas. Além disso, após essa ação de exames e consultas, a partir das demandas que surgirem no mutirão, a Prefeitura de Campina Grande vai realizar também um mutirão de cirurgias, com mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos.

O mutirão faz parte do programa Saúde de Verdade, que vai transformar a saúde pública municipal. O programa já está possibilitando o teleagendamento de consultas clínicas para parte da população. Em breve, todos os procedimentos serão informatizados e interligados ao sistema.