INFORME PUBLICITÁRIO
O Dia do Forró, comemorado em 13 de dezembro, é uma data que homenageia um dos ritmos mais autênticos e vibrantes da cultura popular brasileira, e celebra o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, grande representante do gênero musical e responsável pela popularização dos ritmos nordestinos por todo o Brasil e o mundo.
E para festejar esta data, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura, preparou uma programação mais que especial para esta sexta-feira, 13, compondo a grade do Natal Iluminado, no polo do Açude Velho, dentro do programa “Campina, São João o Ano Inteiro”.
O Tributo a Gonzagão reune grandes artistas do forró de Campina Grande, como Capilé; Yan Sanfoneiro; Magnatas do Forró; Trio Havaí; Os Três de Campina; Forró Society; Beto Forrozeiro; Ananias do Acordeon; Verônica Rios; Lúcia Lemos; Jota Show; Zinho e Forró Peneirado; Os Tropicais do Forró e Tony Dumond e muito mais; além de promover o encontro de várias gerações da música.
Símbolo de resistência e de valorização das tradições populares, o forró se destaca não só como uma forma de preservar a cultura nordestina, mas também promovendo a identidade regional e transformando toda uma economia criativa.
“Eu fiquei viúva com seis filhos e não tinha profissão, pois me casei muito jovem. Sempre tive o sonho de ser cantora, desde criança. Certo dia, ouvi no rádio que a Orquestra Sanfônica estava precisando de uma cantora e eu fui. Chegando lá fiz um teste e cantei uma música de Marinês, e foi assim que comecei a ganhar dinheiro com a música para sustentar os meus filhos. De lá para cá trabalhei com muitos artistas e hoje tenho carreira solo. O forró e a música transformaram a minha vida”, destacou a cantora Lúcia Lemos, que vai estar na programação.
O forró é reconhecido por sua capacidade de unir pessoas, fazendo com que as novas gerações também se conectem com suas raízes, como aconteceu com o jovem Ian Sanfoneiro, que desde os oito anos de idade é apaixonado pela música e que vai, na noite da sexta-feira, homenagear o Rei do Baião no Tributo.
“Ian ganhou a primeira sanfona com oito anos de idade, que comprei para tirar ele do celular. Aí ele aprendeu a tocar olhando pela internet. A primeira música que aprendeu foi Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Depois disso, ele foi fazer aulas de sanfona com Diomedes Filho e com 10 anos de idade ganhou a primeira sanfona profissional. Também foi aluno de Franciel, Edgley Miguel, e de Roninho do Acordeon no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Com 12 anos se apresentou no Maior São João do Mundo e já esteve com vários artistas renomados, como Xand Avião, Flávio José, Gleydson Gavião, Luan Estilizado, Fabiano Guimarães e vários outros”, comentou Jordy, pai de Ian.
Idealizador do programa “Campina, São João o Ano Inteiro”, o secretário de Cultura, Ronaldo Cunha Lima Filho, reforçou a importância da homenagem ao forró dentro da programação cultural do Natal Iluminado.
“O forró é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Brasil, e desempenha um papel significativo na propagação da nossa identidade nordestina. O programa “Campina, São João o Ano Inteiro” se soma à programação do Natal Iluminado não apenas como forma de entretenimento, mas também promove a união entre as pessoas, resgatando tradições e fortalecendo esses laços, que contribuem para a valorização da nossa cultura”, referendou o secretário.