Início Notícias Manchete Nova decisão judicial deve adiar novamente provas do concurso da Prefeitura de...

Nova decisão judicial deve adiar novamente provas do concurso da Prefeitura de Campina

img 20260827 wa0228(1)

Uma nova decisão da Justiça alterou o alcance da reabertura das inscrições dos concursos públicos da Prefeitura de Campina Grande, determinando que o novo período seja disponibilizado para todos os candidatos, indistintamente, e para todos os cargos previstos no Edital 01/2026, que tem o IDECAN como banca organizadora.

Com a nova decisão, a Justiça determinou expressamente que as inscrições sejam reabertas para todos os interessados, independentemente de raça ou modalidade de concorrência. O período de reabertura deverá ser de, no mínimo, dez dias e contemplar todos os cargos do concurso.

A presidente da Comissão dos Concursos, Ana Luiza Quirino, explicou que a nova alteração decorre da determinação judicial e será cumprida pela administração municipal e pela banca organizadora. A comissão, segundo ela, não foi responsável pela definição da nova regra estabelecida pela Justiça.

A decisão também assegura aos candidatos que já haviam realizado a inscrição a possibilidade de optar pela concorrência às vagas reservadas pelas cotas raciais, sem pagamento de nova taxa, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Lei Municipal nº 6.044/2015.

Com a nova determinação, o cronograma do concurso também precisará ser adequado. O IDECAN já está trabalhando nas alterações necessárias para adequação do certame à nova decisão judicial e deverá divulgar, em breve, as orientações e novas datas oficiais.

A previsão é de que as provas objetivas, que tinham sido remarcadas para novembro deste ano, sejam realizadas somente em janeiro de 2027, após o cumprimento das medidas determinadas pela Justiça.

A decisão determina ainda que o Município de Campina Grande e o IDECAN publiquem edital retificador no prazo de dez dias úteis, contemplando as novas regras e garantindo ampla publicidade às alterações.