Olhar Campina: Bruno entrega 400 óculos de grau a estudantes da Rede Municipal

Foto: Codecom-CG

O prefeito Bruno Cunha Lima deu início à entrega de 400 óculos de grau a estudantes de 24 unidades da Rede Municipal, beneficiados pelo programa Olhar Campina.

Esta etapa, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 11 de julho, foi realizada na Escola Municipal Joaquim Avelino, no bairro do Jeremias, e contemplou também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Bruno destacou uma série de investimentos realizados na Educação. “Esses óculos simbolizam uma visão de respeito pela cidade. Temos muito a avançar ainda, mas nesses dois anos tivemos crescimento de matrículas de crianças no ensino fundamental. Temos feito investimento em materializações, em novos fardamentos, internet nas escolas, ar condicionado em todos os berçários e, só na Educação, temos 19 obras, que são verdadeiras reconstruções. Na (escola) Presidente Kennedy, colocamos a escola abaixo para construir uma nova. Estamos entregando uma escola inteiramente nova”, ressaltou.

Ele reforçou também o compromisso em fazer o imposto do contribuinte retornar à sociedade. “Menos de 5% das nossas escolas tinham laboratórios de informática. Hoje temos 100% das escolas com laboratórios móveis de informática”.

O Olhar Campina segue fazendo exames oftalmológicos em estudantes da Rede e identificando quem tem dificuldade visual, independente da idade. “O que a gente tem proporcionado é respeito às pessoas. Pegando o dinheiro de quem paga o imposto e devolvendo às pessoas. Nessa Rede, temos cerca de 40 mil pessoas que devem ser a prioridade”, disse.

Segundo o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o Olhar Campina também coloca os estudantes como protagonistas do investimento.

“O Olhar Campina, criado na gestão do prefeito Bruno, funciona através de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde. O programa faz o diagnóstico de visão em nossos estudantes e uma vez detectado, a gente entrega o óculos de grau. Um dos diferenciais do Olhar Campina é que a gente dá o direito às crianças de escolherem os óculos que vão usar e que têm a ver com sua personalidade e, além disso, o programa tem impacto positivo em sala de aula”, avaliou.

O programa

O Olhar Campina começou a operacionalizar as consultas de vista em 2021, mas foi lançado em agosto do ano passado. Desde o início do programa, mais de 2,2 mil exames foram realizados com a entrega de 510 óculos a estudantes de 47 escolas da Rede.