Olimpio propõe criação da Rota Histórica e Cultural “Parede da Memória” em CG

img 20250618 wa0099

O vereador Olimpio Oliveira (Podemos) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Campina Grande propondo a criação da Rota Histórica, Cultural e Afetiva “Parede da Memória”.

A proposta tem como objetivo valorizar a história, as tradições e as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o projeto, a rota consiste na instalação de placas informativas em pontos estratégicos, trazendo dados sobre personalidades, edificações históricas, manifestações culturais, gastronomia e locais considerados afetivos para os campinenses.

As placas deverão ser confeccionadas em material durável, com diâmetro mínimo de 30 centímetros, e contarão ainda com QR Codes que darão acesso a conteúdos digitais complementares.

Na justificativa, Olimpio destaca que a proposta busca despertar a consciência sobre a preservação do patrimônio local.

“Quem conhece, preserva. O conhecimento sobre algo leva à sua valorização e, consequentemente, à sua proteção ou cuidado. No contexto patrimonial, significa que, conhecendo a história e a importância de um monumento, as pessoas tendem a valorizá-lo e a se engajar em sua proteção”, afirmou o vereador.

O parlamentar também fez críticas à falta de fiscalização, que tem contribuído para perdas significativas do patrimônio histórico da cidade. “Lamentavelmente, o patrimônio histórico de Campina Grande tem sofrido descaracterizações e violações que contribuem para apagar a nossa memória”, alertou.

Segundo ele, a iniciativa visa não apenas informar, mas também mobilizar a população contra eventuais ataques aos bens protegidos.

O projeto também tem foco no turismo, oferecendo aos visitantes informações sobre a história da cidade, suas personalidades, tradições e locais de referência cultural e afetiva.

As informações que irão compor as placas serão produzidas pela Coordenação de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação, podendo contar com apoio do Instituto Histórico de Campina Grande e de universidades.

O texto ainda prevê que a Prefeitura poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para custear a confecção das placas, permitindo que as empresas patrocinadoras tenham suas marcas inseridas no material, de forma institucional.