Opera Paraíba itinerante passa por três cidades e realiza mais de 270 cirurgias

A caravana itinerante do programa Opera Paraíba passou, durante este final de semana, por hospitais de três cidades paraibanas: Sousa, Catolé do Rocha e Queimadas. Ao todo, foram 272 cirurgias realizadas da última sexta-feira (21) até este domingo (23).

No Hospital Regional de Sousa foram feitas cerca de 80 cirurgias, entre hérnia, vesícula e histerectomia.

O agricultor Vidal João, de 60 anos, da cidade de Vieirópolis, foi um dos beneficiados com a ação. Ele conta que devido a uma hérnia inguinal, já não conseguia trabalhar direito. “Quando eu fazia um esforço maior, ela já doía, e eu tinha que parar. Agora, com a cirurgia, eu espero poder voltar a fazer tudo como antes”, diz.

A outra unidade de saúde em que o programa também passou foi o Hospital Regional de Catolé do Rocha. Aí, desde a última quinta-feira (20), teve início a realização de 300 cirurgias de catarata, sendo cerca de 150 entre a sexta-feira e este domingo. Os procedimentos seguem até o dia 26 de abril.

Já no Hospital Regional de Queimadas, o Opera Paraíba realizou quase 40 cirurgias pediátricas de hérnia e postectomia. Para a dona de casa Maria de Lourdes, mãe de Guilherme de Sousa, de 5 anos, a cirurgia do filho vai trazer alívio para todos em casa. “Essa cirurgia vai ser bom pra ele e bom pra mim, que ficava muito aperreada quando ele reclamava de dor e incômodo por conta da fimose”, relata.

De acordo com o calendário do programa, esta semana o Opera Paraíba segue para a cidade de Mamanguape, com a realização de 100 cirurgias oftalmológicas, e para Solânea, onde serão três dias de cirurgias gerais e ginecológicas.

“Nós temos avançado com o Opera Paraíba, não só em números, mas também em expansão para mais hospitais integrantes da rede estadual, e em especialidades e complexidade oferecidas. Este ano já fizemos mais de 7 mil cirurgias e isso mostra o nosso compromisso com a saúde dos paraibanos”, destaca o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra.

O Programa Opera Paraíba tem realizado uma média de 2 mil cirurgias por mês e já totaliza mais de 38 mil procedimentos em diversas especialidades. Os procedimentos são realizados diariamente nos 34 hospitais da rede estadual para atender a demanda de usuários cadastrados por meio do site do programa, bem como das triagens enviadas pelas secretarias de saúde dos municípios.