Opera Paraíba realiza mais de 660 cirurgias oftalmológicas no Sertão

Foto: Secom/PB

Até o dia 8 de março, o Programa Opera Paraíba – ação do Governo do Estado para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e agilizar o atendimento – irá realizar 665 cirurgias oftalmológicas no sertão paraibano.

As ações já começaram em Catolé do Rocha, na quinta-feira (29), com a realização diária de 55 cirurgias de catarata e 10 de pterígio até o dia 5 de março, totalizando 390 procedimentos no Hospital Regional.

Em Cajazeiras, as cirurgias têm início no dia 4 e seguem até o dia 8 de março, com a realização de 40 cirurgias de catarata e 15 de pterígio diariamente, um total de 275 procedimentos oftalmológicos, na unidade hospitalar do estado.

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhonny Bezerra, enfatiza que as cirurgias de catarata realizadas pelo Opera Paraíba refletem o avanço na descentralização da saúde no estado.

“Estamos cumprindo a meta do governo estadual de tornar a saúde acessível a todos os paraibanos, garantindo que todas as regiões do estado possam atender os usuários do SUS com a mesma qualidade e eficiência encontradas nos grandes centros, eliminando a necessidade de deslocamentos longos para receber tratamento médico”, destaca.

Para se inscrever no programa, os interessados podem ser encaminhados por meio do cadastro no Opera Paraíba, feito nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município.

Essas solicitações são então enviadas à Secretaria Estadual de Saúde, que organiza a fila de procedimentos e encaminha o paciente para o hospital mais próximo apto a realizar a cirurgia. Além disso, a população também pode se cadastrar diretamente pelo site: operaparaiba.pb.gov.br, onde podem inserir exames e encaminhamentos necessários.