Opinião: Com Geraldo Medeiros, Hospital Help já nasce experiente

Foto: Blog do Max Silva

O ex-secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, aceitou o convite e vai assumir a direção médica do Hospital Help, que será inaugurado no próximo mês em Campina Grande.

Uma jogada de mestre da direção do hospital, em ter alguém em seus quadros, cuja experiência está associada ao êxito.

Além de extensa experiência médica e acadêmica, Geraldo Medeiros conseguiu mostrar nos últimos anos que também é ‘craque’ na gestão pública.

Geraldo foi responsável pela abertura e implantação do Hospital de Trauma de Campina Grande, onde esteve como gestor por oito anos. Tamanho foi o sucesso de sua administração que ele recebeu o convite para assumir a secretaria executiva de gestão hospitalar no governo João Azevêdo I e, pouco tempo depois, foi elevado ao cargo de secretário estadual de Saúde.

Foi justamente neste cargo que o médico campinense enfrentou, com maestria, o maior problema de saúde pública do século: a pandemia da covid-19. Uma ação de guerra foi montada por ele contra um inimigo invisível e altamente perigoso.

Novos hospitais foram criados, a exemplo do Hospital de Clínicas de Campina Grande, enquanto outros tiveram suas estruturas melhoradas e ampliadas durante a pandemia.

Em meio ao desafio de gerir o atendimento aos pacientes do coronavírus, Geraldo ainda conseguiu pensar e colocar em execução duas ações que revolucionaram a saúde da Paraíba: a criação de uma fundação para gerenciar a volumosa rede hospitalar do Estado, retirando de vez as Organizações Sociais (OS), da administração pública da Paraíba, assim como, a implantação do programa “Opera Paraíba”, que acabou com uma fila de pessoas aguardando por cirurgias eletivas e hoje se tornou referência para outros estados e para o próprio Governo Federal.

Essas foram algumas das muitas ideias que ele conseguiu colocar em execução na gestão pública, mas era de se esperar que ele não iria parar. Basta você conversar com Geraldo Medeiros por alguns minutos para perceber que a mente dele ferve de novos projetos para a melhoria do atendimento em saúde, principalmente aos que mais precisam.

Sendo assim, não há dúvidas de que o Help já vai nascer com larga experiência e recehado de projetos.