Opinião: O plano de Veneziano para as eleições em Campina Grande

Foto: Blog do Max Silva

Se a Câmara dos Deputados, em votação que irá ocorrer em fevereiro, decidir manter o afastamento de Wilson Santiago (PTB) do mandato parlamentar, a primeira suplente da coligação, Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos), será convocada para assumir uma das cadeiras da Casa.

Pois bem, isso deve alterar os planos do senador Veneziano Vital (esposo de Ana Cláudia) para as eleições deste ano em Campina Grande. Até a operação “Pés de Barro”, que investiga Santiago, estava tudo certo para Ana ser a candidata do grupo Vital do Rêgo a prefeitura de Campina Grande.

No entanto, essa nova conjuntura levará o senador Veneziano a repensar sua estratégia em nível municipal, principalmente diante dos últimos acontecimentos em nível estadual envolvendo a Operação Calvário, que mesmo não tendo envolvimento do senador ou da esposa, acaba por fragilizar o grupo oposicionista em Campina.

Com dois assentos em Brasília, o grupo Vital do Rêgo se torna mais poderoso e prestigiado em nível nacional, levando a uma releitura da viabilidade de Ana Cláudia disputar a PMCG este ano.

Seria impensável que o principal grupo de oposição ao governo Romero Rodrigues (PSD) não venha a lançar uma candidatura a prefeito da cidade. Então, vem a sacada: um antigo aliado, com nome limpo, bem conceituado na cidade, poderia assumir essa ‘cabeça de chapa’ e seguir para a disputa. Me refiro ao vereador Olimpio Oliveira, que atualmente está no MDB, mas poderia migrar para o Podemos, com apoio do grupo Vital e ser o nome para a disputa.

Com certeza essa alternativa já está nas planilhas do senador Veneziano.  Para ele, ter Ana em Brasília é estrategicamente importante, além do que, apoiando Olimpio teria um candidato viável com chances reais de eleição. Aguardemos…