Para empresário, Cagepa deve ser autônoma em CG para gerir serviços de água

Foto: Blog do Max Silva

O empresário e pré-candidato à Prefeitura de Campina Grande pelo PSL, Artur Bolinha, comentou o projeto de licitação para concessão dos serviços de abastecimento e saneamento no município e defendeu que a Cagepa continue fazendo o serviço, porém com autonomia e fim do subsídio cruzado.

“O fato concreto é que a Cagepa presta um serviço de baixa qualidade pra nossa cidade. Não em virtude de um trabalho mal desenvolvido pelos funcionários, e sim pelas condições que não são dadas a eles. A estrutura da Cagepa na cidade não tem autonomia pra nada. Tudo é decidido em João Pessoa. Não existe autonomia de decisão e nem financeira. Os recursos que a cidade consegue entregar como resultado operacional por aquela empresa estão destinados à João Pessoa. Campina Grande fica sem nada”, analisou.

Artur falou a respeito de fatores que oneram o serviço de abastecimento de água em Campina Grande e citou urgência de mudanças para o setor.

“Além de tudo o governo adota um sistema de subsídio cruzado onde o Campinense paga a conta de água pra que outros municípios paguem uma conta menor. Em Campina Grande a conta de água é mais cara porque a cidade subsidia parte dos municípios da Paraíba que dão prejuízo ao sistema. Mas quem tem que arcar com essa conta é o estado. A partir daí é preciso rever completamente toda essa estrutura que está estabelecida”, disse.

O prefeitável falou ainda em possíveis estratégias para promover melhorias no sistema e sugeriu condições para uma possível renovação da licitação dos serviços para a Cagepa.

“Se eu estivesse na posição de prefeito hoje, as condições pra que se pudesse renovar o a licitação da Cagepa seriam muito definidas. Autonomia financeira e administrativa pra Campina Grande, corte de subsídio cruzado e melhoramento nos investimentos pra melhoria da rede de distribuição” concluiu.

Da redação com Ascom