PB tem 88 vagas para professores e técnicos do Paraibatec e Pronatec/Mediotec

Foto: Reprodução/internet

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) divulgou, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial do Estado, dois editais com processos seletivos voltados aos programas de Ensino Técnico que são desenvolvidos na Paraíba.

Ao todo, serão oferecidas 48 vagas para composição de uma equipe técnico-pedagógica para supervisionar e coordenar a realização de cursos do Programa Mediotec-PB; e 40 oportunidades para professores tutores, que irão ministrar cursos em EAD no programa Paraibatec.

No total, serão investidos R$ 2,7 milhões através do pagamento de bolsas-auxílio aos profissionais selecionados.

As inscrições para os dois editais seguem até a próxima sexta-feira (30) e podem ser feitas no endereço eletrônico:bit.ly/pbtec.

Edital do Mediotec-PB – O edital destinado ao programa Mediotec-PB, vinculado ao Pronatec tem por objetivo a contratação de técnicos de supervisão, gestão e apoio ao desenvolvimento das atividades do programa.

As vagas serão destinadas a supervisores e orientadores e apoio, que atuarão em 16 municípios do Estado: Boqueirão, Cabedelo, Cacimba de Dentro, Cajazeiras, Campina Grande, Conceição, Conde, Curral de Cima, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Sousa e Sumé. Os técnicos que forem selecionados terão vínculo de 18 meses, mesmo prazo dos cursos que serão ofertados pelo programa.

Poderão participar da Seleção Interna Simplificada, para exercer o encargo de Bolsista, membros do Magistério do Ensino Fundamental e Médio e da Educação Profissional da Rede Estadual de Educação em efetivo exercício, ou servidores públicos estaduais ocupantes de cargos técnicos e/ou os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo na Paraíba. A seleção será feita através da análise curricular dos interessados.

Edital do Paraibatec – Já o edital destinado ao programa Paraibatec tem por objetivo a contratação de professores tutores para atuar na modalidade EAD na oferta de dois cursos: “Ensino híbrido na prática escolar”, com carga horária de 20 horas, que será oferecido aos professores de todos os componentes curriculares e modalidades de ensino da Rede Estadual e Municipais da Paraíba.

A formação tem como objetivos principais a introdução dos professores a metodologia do Ensino Híbrido, através do uso das ferramentas digitais e plataformas disponibilizadas pela Rede Estadual de Ensino.

Além do curso “Ferramentas de gestão e monitoramento na Rede de Ensino Estadual da Paraíba”, com carga horária de 15 horas, que possui uma abordagem técnica e operacional, com o objetivo de fornecer informações suficientes para que o gestor desenvolva habilidades relacionadas à técnicas de monitoramento das ações, através do uso de ferramentas de gestão do Ensino Híbrido.

As vagas serão destinadas a professores em ativo exercício na Rede Estadual de Ensino, que tenham cursos superior completo, experiência de pelo menos 120 horas/aula na modalidade EAD, seja como aluno, professor ou tutor, e ter disponibilidade para participar das formações para as aulas. A seleção será feita através da análise curricular dos interessados.