Covid-19: Pesquisa da UFCG traz expectativa positiva para próximas semanas na PB

Em mais um boletim semanal divulgado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção (UAEP/CCT), a análise dos números da pandemia de Covid-19 no Brasil, São Paulo, Paraíba e Campina Grande apontou, mais uma vez, expectativa positiva para as próximas semanas.

Isso porque, apesar de ainda serem crescentes os números da pandemia, segundo o autor do trabalho, pode-se entender que a capital paraibana alcançou a chamada “zona de platô”, ou seja, estabilização da curva de contágio.

“É uma notícia positiva, mas precisamos fazer uma ressalva: no último dia de análise houve um pico desproporcional e atípico nos números. É difícil prever a causa, que infelizmente pode estar relacionada ao atual processo de reabertura no Estado”, explicou o professor.

Leia mais: Os municípios da Paraíba onde o ‘corona’ ainda não chegou

“Sendo assim, a boa notícia requer muita atenção aos próximos dias para ser efetivamente confirmada“, completou.

Segundo a pesquisa, prevê-se que o Estado ultrapassará os 61.136 casos confirmados de Covid-19 até o próximo sábado (11), com aproximadamente 1.309 mortes.

Já Campina Grande chegará aos 8 mil casos confirmados e 156 óbitos no mesmo período, segundo as análises.

O trabalho estima ainda que o Brasil terá 1,85 milhões casos confirmados até o final de semana, contabilizando 71.320 óbitos.

Para realizar as previsões, o professor Josenildo utiliza dados do Ministério da Saúde, governos de PB e SP e Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Também são obtidas informações do site da conceituada Universidade Johns Hopkins (EUA). O trabalho ainda conta com a participação do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).