PMCG inicia implante de próteses fonatórias em pacientes com câncer de laringe

Foto: Codecom/CG

Esta semana a Prefeitura de Campina Grande iniciou, de forma pioneira no estado da Paraíba, a implantação de próteses fonatórias em pacientes com câncer de laringe.

Os implantes são realizados no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), por meio do Sistema Único de Saúde, com recursos do Ministério da Saúde, em um projeto executado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os implantes são realizados em pessoas que fizeram a laringectomia total, que é a retirada da laringe em função do câncer. Com a retirada, os pacientes perdem o aparelho fonatório e, com isso, a voz. As próteses devolvem a capacidade de falar aos pacientes oncológicos, por meio dos equipamentos.

As primeiras cirurgias de inserção foram realizadas nos pacientes João Eudes (de Campina Grande) e Antônio Ubirajara (de Puxinanã). “Estou me sentindo muito bem”, disse João Eudes, através do equipamento, um dia depois da cirurgia, demonstrando o sucesso do procedimento. Os pacientes também estão sendo acompanhados por fonoaudiólogos.

“A prótese leva dignidade a essas pessoas, que voltam a poder se comunicar. É um grande avanço para as pessoas que sofrem do câncer de laringe”, explicou o secretário de saúde de Campina Grande, Gilney Porto, que é médico cirurgião de cabeça e pescoço e que participou das cirurgias.

O médico Uirá Coury, da equipe de cirurgiões da FAP, chamou a atenção para o número de pessoas diagnosticadas com o câncer de laringe. “No Brasil são 7.620 laringectomizados totais e um percentual elevado apresenta o grau 4, que é o mais avançado. Destes, 6740 são homens. Então, é um grande avanço na saúde pública em Campina Grande, a melhor forma de reabilitação e melhora a qualidade de vida desses pacientes”, ressaltou.