Por determinação judicial, professores de Campina Grande suspendem greve

Foto: Acom

Os servidores do magistério de Campina Grande suspenderam a greve da categoria na manhã desta quarta-feira, 23.

A decisão aconteceu durante assembleia extraordinária realizada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), convocada após notificação oficial da Justiça ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), determinando a suspensão, sob pena de corte de ponto para os trabalhadores.

O presidente Sintab, Giovanni Freire, enfatizou entretanto, que os profissionais do magistério permanecerão em estado de mobilização, já que, mesmo com a tentativa de criminalização da luta da categoria, a Prefeitura segue sem cumprir o reajuste do piso nacional de forma integral, desrespeitando a Lei do Piso nº 11.738/2008, que garante o reajuste em 33,24%, retroativo a 1° de janeiro de 2022 para ativos, aposentados e pensionistas.

Ele lembrou ainda que as três propostas apresentadas pela gestão, mas que não contemplam o direito dos servidores, foram fruto de luta intensa.

“A decisão de suspender a greve não encerra a luta destes servidores pelo que está na Lei, e não faltam recursos para cumprir o reajuste de forma integral. Deixamos claro que não aceitamos as propostas do governo municipal, porque, como já reforçamos, além do prejuízo na carreira, já que as progressões são baseadas no vencimento, pagar em forma de abono levaria um prejuízo irreparável para os aposentados e aposentadas, já que eles ficariam sem a complementação”, acrescentou.

Novas atividades da luta pelo cumprimento, de forma integral, do reajuste do piso nacional do magistério em Campina Grande, serão divulgadas nos próximos dias. Das 17 cidades da base do Sintab, apenas em Campina e Queimadas, não houve ainda o cumprimento do reajuste como está na lei.