Prefeitura de Campina Grande anuncia mutirões descentralizados de consultas e exames

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover uma nova etapa do mutirão Saúde de Verdade.

A partir deste mês de agosto, serão realizados mutirões descentralizados nos bairros e distritos da cidade.

O primeiro mutirão já tem data prevista para acontecer nos dias 21 e 22 de agosto no distrito de Catolé de Boa Vista.

O objetivo é ampliar o acesso aos serviços ofertando os procedimentos diretamente na comunidade onde a população está situada.

Serão ofertados exames de imagem e de laboratório, consultas com médicos especialistas e marcação de consultas e exames, assim como foi realizado no Grande Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, realizado em abril e maio no ginásio O Meninão.

“Vamos dar uma resposta às demandas reprimidas das comunidades de forma mais próxima e adaptando a oferta de serviços às particularidades de cada comunidade. As Equipes de Estratégia de Saúde da Família estão identificando as necessidades da população para levarmos até os bairros e distritos aqueles procedimentos mais urgentes para cada comunidade”, explicou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.

A iniciativa é inspirada nos mutirões realizados nos distritos de São José da Mata e Galante, que também foram promovidos junto ao Grande Mutirão do Saúde de Verdade.

“Percebemos que alguns locais da cidade são historicamente mais desguarnecidos de serviços de saúde e, por meio dos mutirões, vamos levar uma resposta imediata ao passo em que estruturamos esses serviços descentralizados, como já vem acontecendo em São José da Mata e Galante, onde implantamos inserção de DIU, realização de pequenas cirurgias, exames de ultrassonografia e laboratório”, frisou Gilney.

A Secretaria de Saúde também está elaborando o cronograma para os demais pontos da cidade onde serão realizados os mutirões descentralizados.