Prefeitura de Campina Grande desmente suspensão do ‘Saúde de Verdade’

Foto: Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande divulgou uma nota, nesta quarta-feira (05), em que desmente a informação da suspensão do programa “Saúde de Verdade”.

Segundo a nota, na próxima semana, haverá a ampliação do programa com a criação de uma central de marcações de consultas e exames.

Além disso, a SMS informou que também prepara uma reformulação do aplicativo Saúde de Verdade para que a população tenha a opção de solicitar o agendamento de procedimentos diretamente no app.

Segundo apurou o Blog, a mudança que ocorrerá vai ser na volta da utilização do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) nas unidades de saúde, em concomitância com o Saúde de Verdade.

Veja a nota:

Diferentemente do que foi veiculado, o programa Saúde de Verdade será mantido e ampliado pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. O maior programa de gestão pública de saúde na história do Município entra numa nova etapa, com central de marcação de consultas e agendamento de procedimentos pelo aplicativo.

O Saúde de Verdade é um grande projeto de administração, com três eixos estruturantes: requalificação predial e de equipamentos de todas as unidades de saúde; uso de tecnologia para auxiliar na gestão e ampliar o acesso; e capacitação dos profissionais e humanização do atendimento.

Neste sentido, o Saúde de Verdade já entregou a reforma de 28 Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, construiu o centro cirúrgico, a UTI do Idoso e uma nova enfermaria no Hospital Dr. Edgley; reformou a UTI e várias alas e enfermarias do Hospital Pedro I; construiu a Unidade Semi-intensiva e reformou a Ala Canguru, o Berçário Intermediário do ISEA; abriu o Centro de Especialidades Odontológicas do Catolé, entre diversas outras melhorias.

Sobre equipamentos, já foram adquiridos 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 800 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras, 30 câmaras frias para armazenar vacinas e 10 fogões industriais.

Com relação ao acesso, houve a realização de dois mutirões com mais de 250 mil procedimentos; a abertura do Ambulatório da Obesidade com cirurgias bariátricas; do ambulatório de atendimento vascular para pacientes com varizes e a ampliação de 170 leitos no Município. No eixo de humanização e acesso, foi implantada a entrega de fraldas geriátricas e de fitas de glicemia em domicílio; ampliação do Melhor em Casa, entre outras ações.

Ampliação – Na próxima semana, haverá a ampliação do programa com a criação de uma central de marcações de consultas e exames. O projeto configura uma ampliação do modelo de teleagendamento, já que inicialmente eram agendadas apenas consultas eletivas.

A central, que está sendo estruturada na própria Secretaria Municipal de Saúde, vai contar com uma ampla equipe para atender a população a fim de dar encaminhamento às marcações de consultas e exames. Apesar disso, o acesso também segue acontecendo normalmente vai Unidade Básica de Saúde, onde os cidadãos podem agendar seus procedimentos.

A Secretaria de Saúde também prepara uma reformulação do aplicativo Saúde de Verdade para que a população tenha a opção de solicitar o agendamento de procedimentos diretamente no app. “Nós estamos na verdade é ampliando o maior programa de gestão municipal do SUS em Campina Grande”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.