Prefeitura de Campina Grande entrega Unidade Semi-intensiva do Isea

Foto: Codecom/CG

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou, nesta sexta-feira, 15, a entrega oficial da Unidade Semi-intensiva do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Com a implantação da unidade, o prefeito duplicou o número de leitos neonatais na maternidade, que saltou de dez para vinte.

A Unidade Semi-intensiva José Juraci Albuquerque Gouveia tem dez novos leitos de cuidados para recém-nascidos. O espaço foi construído para oferecer atendimento a bebês que necessitam de cuidados especiais.

A unidade vai dar suporte à UTI Neonatal, que hoje é a principal referência para tratamento a pacientes graves de Campina Grande e outros 180 municípios. A UTI tem dez leitos e, com a nova unidade, o número de leitos de alta complexidade vai crescer 100%.

Além da parte estrutural, foram adquiridos equipamentos como monitores multiparâmetros, incubadoras, respiradores, bombas de infusão, entre outros aparelhos. O serviço também conta com dois leitos de isolamento.

Além da inauguração da Unidade Semi-intensiva, o prefeito também entregou a reforma do Berçário Intermediário. O espaço conta agora com nova estrutura para atender ainda melhor os bebês. O serviço oferece oito leitos, onde ficam em monitoramento as crianças que recebem alta dos cuidados intensivos. O valor total do investimento no Isea é de cerca de R$ 400 mil.

“Queremos fazer isso para dar condições da maternidade continuar prestando o excelente serviço que presta e melhorando ainda mais a qualidade do atendimento”, disse o prefeito. Bruno ainda ressaltou outros investimentos na maternidade, como a construção da Unidade Obstétrica de Superação da Covid-19 (Unidos), a reabertura do Centro de Parto Normal (CPN) e reforçou o próximo passo de reestruturação da unidade, com a nova ala obstétrica e o novo centro cirúrgico.

A nova unidade leva o nome do pediatra José Juraci Albuquerque Gouveia, um dos fundadores do Hospital da FAP. Participaram do evento alguns familiares do homenageado; o secretário de Saúde, médico Gilney Porto; o secretário de Assistência Social, Walker Neves; e os vereadores Pastor Luciano Breno e Carol Gomes, presidente da Comissão da Saúde da Câmara Municipal, além dos diretores do Isea.