Prefeitura de Campina Grande inicia atendimento infantil expandido em Policlínicas

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o atendimento pediátrico expandido nas Policlínicas da cidade e em horário estendido no Centro de Saúde Francisco Pinto.

A estratégia faz parte das ações de enfrentamento ao período de síndromes respiratórias em crianças e adolescentes, dentro do plano operacional Campina Cuida das Crianças.

As Policlínicas da Bela Vista, da Liberdade, do Catolé e das Malvinas estão funcionando com atendimento infantil de demanda espontânea, de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

O Centro de Saúde Francisco Pinto, que fica no Centro da cidade, teve seu funcionamento estendido até às 21h. O atendimento acontece com pediatras e médicos clínicos gerais.

Além do atendimento nas Policlínicas e no Centro de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também capacitou a rede de Atenção Básica para que os casos leves possam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde.

O Município também vai disponibilizar o Dispositivo de Lavagem Nasal e o soro fisiológico nas UBS para que os pais, mães e responsáveis possam fazer o procedimento em casa. A lavagem nasal evita que a obstrução nasal cause danos aos pulmões.

A rede hospitalar também foi estruturada para atravessar a época de doenças sazonais. O Hospital da Criança e do Adolescente atende casos de emergências até 17 anos de idade.

Os Hospitais Municipais Pedro I e Dr. Edgley, bem como as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), atendem adolescentes a partir de 14 anos de idade. Também foram contratados leitos de internação nos hospitais HELP e Clipsi.