A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai contratualizar novos leitos pediátricos para ampliar a rede de internação no Município.
A partir da segunda-feira, 15, serão abertos 15 leitos de pediatria no Hospital HELP, sendo 10 de enfermaria e 5 de UTI.
“Nós estamos investindo nessa ampliação de leitos devido ao aumento no número de atendimentos pediátricos e dos casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças”, explicou o secretário municipal de Saúde, o médico Gilney Porto.
No Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) foram realizados 6.543 atendimentos no mês de abril a pacientes de 58 cidades, o que representa um aumento de mais de 100% com relação a janeiro deste ano, quando foram registrados 2.858 atendimentos.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde já havia abertos 16 novos leitos de internação de enfermaria contratualizados com o Hospital da Clipsi e 16 no Hospital Municipal Pedro I, sendo 12 de enfermaria e 4 de unidade semi-intensiva.
Além disso, serviços de atendimento infantil foram implantados no Hospital Municipal Dr. Edgley, no Centro de Saúde Francisco Pinto e no mutirão de consultas e exames do programa Saúde de Verdade, no ginásio O Meninão.
Baixa vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde também faz um alerta, pois a imunização da Influenza em crianças até 5 anos de idade está baixíssima. Mesmo com os dias ‘D’, apenas 4.287 crianças na faixa etária receberam a vacina, o que representa 14,07% do público.
“Nós convocamos os pais e responsáveis a vacinarem seus filhos, porque a vacina pode ajudar a proteger de vírus sazonais e síndromes respiratórias. Esse período historicamente é de crescimento do adoecimento infantil, mas neste ano os casos estão muito altos. Ofertamos a vacina em todas as salas de vacina, escolas, creches, Terminal de Integração e CRAS”, disse o secretário.
HMI
Paralelamente a essa expansão da rede hospitalar, ambulatorial e de pronto atendimento infantil, a Prefeitura de Campina Grande também busca recursos para viabilizar o projeto de estruturação do Hospital Materno Infantil, que vai agregar hospital pediátrico e maternidade no Município.
Onde buscar atendimento
Os serviços de atendimento pediátrico disponíveis na cidade com demanda espontânea, ou seja, os serviços de emergência portas abertas à população são: Hospital da Criança e do Adolescente (24h); Hospital Municipal Pedro I (todos os dias das 7h à 0h); Centro de Saúde Francisco Pinto (segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h) e Hospital Municipal Dr. Edgley (segunda à quinta-feira, das 13h às 17h). Até a próxima sexta-feira, 12 de maio, será oferecido atendimento pediátrico também no mutirão do ginásio O Meninão, das 13h às 17h.